MENEN ::: LINKS
 

 

 

Política e Relações Internacionais

 

Autodeterminação – Constituições – Direitos Humanos – Federalismo – Genocídios – Governantes – Guerras e Resolução de Conflitos – Nacionalismo – Participação Política – Povos e Nações Não-Representados – Refugiados – Regimes Políticos – Sistema Internacional

 

Esta página fornece um conjunto de hiperligações, devidamente comentadas, para sítios relacionados com as matérias acima indicadas. O principal critério a decidir da selecção dos sítios foi o da sua utilidade para a pesquisa traduzida na existência de bases de dados de acesso livre, de artigos científicos, relatórios, questionários ou outros documentos, de bibliografias e de links temáticos. A inclusão destes sítios não significa necessariamente acordo com os pontos de vista emitidos, as tipologias ou as classificações propostas. A sua qualidade é heterogénea, oscilando entre média e excelente. Para qualquer comentário ou adição contactar o Editor.

Outros Links

 

Autor : CARLOS MAURÍCIO

Última actualização : DEZEMBRO, 2005

 

AFROBAROMETER: Sedeado no Department of Political Science da Universidade do Estado de Michigan, este sítio disponibiliza os resultados dos inquéritos à opinião pública conduzidos em 15 países da África Sub-Sariana. Os tópicos abrangem: democracia; participação política e a confiança nos governos, instituições e redes informais.

L'AMENAGEMENT LINGUISTIQUE DANS LE MONDE: Sítio sedeado na Universidade de Laval, e dedicado ao estudo do ordenamento linguístico do mundo. A busca pode ser efectuada por país, território ou região, por língua oficial, por comunidade linguística ou pelas políticas estatais em relação à língua (assimilação, não-intervenção, valorização da língua oficial, bi ou plurilinguismos). Editor: Jacques Leclerc.

AMNESTY INTERNATIONAL: Sítio de uma conhecida ONG dedicada à defesa dos direitos humanos. Acesso on-line aos Relatórios Anuais, publicados desde 1996, sobre a violação dos direitos humanos no mundo, por região (e por país desde 1998). Tratados assinados por cada país no domínio dos direitos humanos.

ASSOCIATION INTERNATIONALE DE RECHERCHES SUR LES CRIMES CONTRE L'HUMANITÉ ET LES GÉNOCIDES: Cronologias dos Crimes Colectivos (1492-1945 ; 1945-1997) e dos conceitos de Direitos Humanos e de Crime contra a Humanidade.

COMPARATIVE STUDY OF ELECTORAL SYSTEMS: Sedeado no Center for Political Studies da Universidade do Michigan, este programa de pesquisa disponibiliza uma base de dados com estudos pós-eleitorais, relatórios e os questionários realizados em 50 países, a partir de 1996.

A CONFLICT RESOLUTION PAGE: Sítio dedicado à resolução de conflitos intra-Estados. Extensa lista de links para sítios relacionados com a resolução de conflitos ou vocacionados para o estudo da etnicidade ou do relacionamento entre minorias e maiorias. Bibliografia sobre conflitos étnicos e resolução de conflitos. Editor: Dimo Yagcioglu.

CONSTITUCIONES HISPANOAMERICANAS: Sítio contendo o registo de todos os diplomas constitucionais aprovados em Espanha e nos Estados hispano-americanos nos últimos dois séculos (com links para os respectivos textos na maior parte dos casos). Organizado pela Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. Textos em espanhol.

CONSTITUTION FINDER: Portal organizado pela T.C. Williams School of Law, da Universidade de Richmond, fornece links para constituições, cartas e revisões de todos os Estados contemporâneos. Em vários casos existem hiperligações para diplomas constitucionais mais antigos. Quase sempre está disponível uma tradução em inglês.

CULTURAL SURVIVAL: Organização vocacionada para a promoção dos direitos e perspectivas dos povos indígenas em todo o mundo. Disponibiliza on-line os artigos do Cultural Survival Quarterly , desde 1981.

DOCUMENTARCHIV. HISTORISCHE VERFASSUNGEN: Sítio disponibilizando todas as constituições e leis fundamentais de todos os Estados e confederações alemães publicadas entre 1806 e o presente. Textos em alemão.

eLandnet: Guia electrónico das nações não-representadas, povos indígenas e minorias nacionais existentes no mundo contemporâneo. Exibe mais de 3.000 links . Editor: Paul Van Cappellen.

ELECTIONGUIDE.ORG: Da responsabilidade do F. Clinton White Resource Center, e sedeado na International Foudation for Election Systems, este sítio permite o acesso aos resultados oficiais das eleições realizadas em todo o mundo entre 1998 e o presente.

THE EUROBAROMETER SURVEY SERIES: Acesso on-line aos questionários e aos resultados dos inquéritos à opinião pública realizados nos países membros da União Europeia (desde 1973) e nos países da Europa de Leste e da Comunidade de Estados Independentes (desde 1990). As atitudes políticas e sociais dos europeus, bem como a avaliação da UE estão no centro do Eurobarometer.

EUROPEAN NATIONALISM: Portal disponibilizando um conjunto de links para documentos primários relativos ao nacionalismo europeu desde Herder às vésperas da I Guerra Mundial. Materiais em inglês.

EUROPEAN ROMA RIGHTS CENTRE: Defender nos tribunais os direitos dos ciganos e combater o racismo na Europa são os principais objectivos desta ONG. Base de dados dos casos levados ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Pesquisa por países e por temas (justiça; direitos sociais, económicos e políticos; programas de discriminação positiva; condições de vida; mobilização política dos ciganos; segregação; racismo e violência, etc.). Extensa lista de links. Acesso on-line à revista Roma Rights Quarterly , publicada desde 1996.

FEDERAL RESEARCH DIVISION: COUNTRY STUDIES: Colecção de estudos, abarcando 101 Estados e territórios (4 deles extintos), publicados pela Federal Research Division da Library of Congress dos E.U.A. Os estudos contêm tópicos particularmente relevantes, como os antecedentes históricos e a construção do Estado moderno, o governo e a cultura política e a política externa. Cada country study contém uma bibliografia por secção. Pesquisa por país, por grupo de países ou por assunto.

FIRST. STOCKHOLM INTERNATIONAL PEACE RESEARCH INSTITUTE: A pesquisa FIRST (Facts on International Relations and Security Trends) permite cruzar as bases de dados de cerca de 20 institutos e organizações internacionais. Particularmente interessante revela-se o cruzamento dos Conflitos Armados (SIPRI) com os Conflitos Violentos e Não-Violentos (HIIK: Heidelberg Institute of International Conflict Research). A primeira destas bases tem início em 1990 e possibilita o acesso aos Intervenientes, à Duração e à Natureza do conflito. A segunda base de dados recua ao ano de 1945 e permite conhecer a Natureza, os Participantes Directos, os Intervenientes Externos, a Reacção dos Vizinhos, das Super e das Grandes Potências, o Grau de Intensidade, o número de Vítimas e o Resultado político de cada conflito.

FOOTNOTES TO HISTORY: Sítio com centenas de entradas relativas a secessões temporárias, cidades livres e estados efémeros, ou não reconhecidos internacionalmente, nos últimos dois milénios, com especial relevo para o período contemporâneo. Editor: James L. Erwin.

FORUM OF FEDERATIONS: Sítio bilingue (inglês e francês) vocacionado para o estudo do federalismo no mundo contemporâneo. Informações sobre os Estados Federais. Editado pelo Forum of Federations.

FREEDOM HOUSE: Resultados on-line dos mais recentes inquéritos desta organização norte-americana relativos ao estado dos direitos políticos e das liberdades civis em 192 Estados e 60 territórios dependentes ou em disputa. Também disponível uma cronologia comparada cobrindo o período 1972-2005.

GENOCIDE / POLITICIDE PROJECT: Projecto sedeado no Center for International Development and Conflict Management, da Universidade de Maryland. Fornece uma lista descritiva de cerca de quatro dezenas de genocídios e politicídios ocorridos no mundo entre 1955 e 2002. Editora: Barbara Harff.

GENOCIDE RESEARCH PROJECT: Página de um projecto conjunto da Universidade de Memphis e da Universidade do Estado da Pennsylvania contendo uma extensa lista bibliográfica e Meta Links relacionados com o estudo dos genocídios.

THE GLOBAL IDP PROJECT: Baseado no Norwegian Refugee Council, este projecto disponibiliza uma substancial base de dados acerca da situação das pessoas internamente deslocadas – por motivo de conflito ou outras violações dos direitos humanos – em mais de cinquenta países do mundo.

HISTORICAL ATLAS OF THE TWENTIETH CENTURY: Mapas da distribuição mundial dos sistemas de governo, regimes políticos, guerras e genocídios, tendências sócio-económicas e demográficas ao longo do século XX. Editor: Matthew White.

HISTORY GUY: THE WAR LIST: Sítio que disponibiliza uma lista de guerras na história mundial dos últimos dois séculos. Alguns destes conflitos remetem para entradas mais desenvolvidas. Editor: Roger Lee.

HUMAN RIGHTS NETWORK INTERNATIONAL: Colecção de declarações, convenções e instrumentos jurídicos internacionais, artigos on-line, bibliografias , relatórios, entidades e links relativos a direitos humanos. Áreas particularmente relevantes: Direito dos Povos à Auto-determinação; Direitos dos Povos Indígenas; Direitos das Minorias; Direitos dos Trabalhadores Migrantes; Direitos das Mulheres; Direitos dos Refugiados e Crimes Internacionais. Sítio em inglês e francês. Editor: Ludovic Hennebel.

INTERNATIONAL CONFLICT RESEARCH: Estabelecido na Universidade de Ulster, este sítio fornece extensas informações sobre recursos on-line relativos a conflitos e etnicidade. Busca por países ou por assuntos. Bibliografias temáticas e comentadas.

INTERNATIONAL CONSTITUTIONAL LAW: Portal de Constitucionalismo Comparado. Fornece as constituições actualmente vigentes em cerca de 90 unidades políticas, em língua inglesa. Editor: Axel Tschentscher, do Institut für öffentliches Recht da Universidade de Berna.

INTERNATIONAL CRISIS GROUP: Sítio disponibilizando os Relatórios anuais elaborados por esta organização multinacional devotada à prevenção e resolução dos conflitos. Os relatórios podem ser acedidos por país, região ou palavra-chave. Base de dados com trabalhos relevantes surgidos nos media de referência respeitantes a mais de 120 países e territórios. Acesso on-line aos boletins mensais Crisis Watch (nº 1: Set., 2003).

INTERNATIONAL HELSINKI FEDERATION FOR HUMAN RIGHTS: Sedeada em Viena, esta comunidade de 44 ONG's ligadas aos direitos humanos promove, pesquisa e difunde informação relativa aos direitos humanos nos países da O.S.C.E.. Disponibiliza on-line relatórios e outros documentos. Pesquisa por país e por tópico.

INTERNATIONAL SOCIAL SURVEY PROGRAMME: O ISSP é um programa de coordenação de investigação sociológica empírica em 39 países, proporcionando uma base comparativa inter-cultural e inter-nacional à pesquisa. Através do seu sítio é possível aceder ao texto dos inquéritos à opinião pública sobre tópicos como governo e participação. É ainda possível solicitar a consulta das respectivas bases de dados depositadas no Zentralarchiv für Empirische Sozialforschung da Universidade de Colónia.

INTERNET MODERN HISTORY SOURCEBOOK: NATIONALISM: Página integrante de um projecto mais vasto que disponibiliza fontes históricas dos últimos cinco séculos. Esta página permite aceder a um conjunto de documentos primários relativos à expressão do nacionalismo na Europa entre os finais do século XVIII e o início do século XX. Materiais em inglês. Editor: Paul Hallsall.

INTER-PARLIAMENTARY UNION: Sítio da União Inter-Parlamentar, fundada em 1889, onde estão associados quase todos os parlamentos do mundo. Disponibiliza três bases de dados. A Parline Database exibe informações, por país, relativas à estrutura parlamentar, sistema eleitoral, estatuto dos parlamentares e composição actual (política, profissional e por género) de cada uma das câmaras. A Parlit Database oferece referências bibliográficas respeitantes à legislação e à prática parlamentares, por país. A participação das mulheres na política está no âmago da terceira base de dados.

LATINOBARÓMETRO: Sítio da Corporación Latinobarómetro, sedeada em Santiago do Chile, que divulga anualmente os relatórios resultantes dos inquéritos realizados, desde 1995, à opinião pública em 18 países latino-americanos. Estes inquéritos versam, entre outros assuntos, sobre Democracia e Política e Instituições. Directora Executiva: Marta Lagos.

LE MONDE DIPLOMATIQUE: CARTOGRAPHIE: Acesso on-line aos mapas publicados pelo jornal Le Monde Diplomatique desde 1997 Os mapas são agrupados por tema (ambiente, migrações, relações internacionais…) ou por área regional. Editor: Philippe Rekacewicz.

LEAGUE OF NATIONS STATISTICAL AND DISARMAMENT DOCUMENTS: Colecção digital da biblioteca da Universidade do Noroeste (Illinois) contendo o Anuário Estatístico da Sociedade das Nações (1926 – 1942/4) e documentação sobre os esforços da SDN em prol do desarmamento internacional. Links para outras bibliotecas com fundos da SDN e outras colecções de documentos digitalizados.

MINELRES: MINORITY ELECTRONIC RESEARCH: Portal de recursos electrónicos relativos aos direitos das minorias nos países em transição da Europa de Leste, Rússia e Ucrânia. Links sobre minorias etno-culturais, questões de língua, refugiados, resolução de conflitos e direitos humanos.

NATIONALISM.ORG: Sítio dedicado ao estudo do nacionalismo na Rússia e nos países da Comunidade de Estados Independentes. Artigos on-line, biografias, textos dos clássicos, euroasianismo e links . Textos na sua maioria em russo, mas também em inglês.

THE NATIONALIST IMAGINATION AND THE MODERN WORLD: Sítio sedeado na Univeridade de Princeton contendo uma extensa lista de links relacionados com nacionalismo. A lista encontra-se subdividida por assuntos, regiões, centros de investigação, artigos on-line, páginas web e programas de cursos. Editora: Janet Klein.

THE NATIONALIST PROJECT: Sedeado na Universidade de Wisconsin-Madison, é um dos sítios de referência para o estudo do nacionalismo. Entre as suas principais secções destacam-se: Crítica bibliográfica; Resumo de livros; Bibliografias por região e por país; Centros de Investigação; Publicações Periódicas; Cursos; Call for Papers. Revela-se particularmente útil o levantamento bibliográfico integral de 7 revistas, em língua inglesa, dedicadas ao estudo do nacionalismo ou da etnicidade e, selectivo, de outras 18. Editor: Eric Zuelow.

THE 1911 EDITION ENCYCLOPEDIA: A edição electrónica da Enciclopédia Britânica de 1911 permite o acesso a entradas desenvolvidas sobre os Estados independentes, suas colónias e inúmeros territórios, tal como existiam e eram discursados no início do século XX.

THE PEW GLOBAL ATTITUDES PROJECT: Este projecto de sondagens à opinião pública mundial faz parte do Pew Research Center for the People and the Press, situado em Washington D.C. A base da amostra do PGAP varia entre 44 e 50 países, onde se incluem os mais ricos e os mais populosos. Através deste sítio é possível aceder aos relatórios dos inquéritos às atitudes da população mundial face, entre outros tópicos, à modernização, à democratização, ao seu próprio país, aos E.U.A e ao sistema internacional.

POLITY IV PROJECT: O projecto Political Regime Characteristics and Transitions, 1800-2003 encontra-se sedeado no Center for International Development and Conflict Management, da Universidade de Maryland. Disponibiliza informação, desde 1800 (ou desde a data da independência), sobre a evolução do tipo de regime e da competição política em Estados históricos ou actuais, com uma população superior a meio milhão de habitantes. Gráficos das Tendências por País e Região (1946-2003). Relatórios por País (2003). Projecto fundado por Ted Robert Gurr, actualmente dirigido por Monty G. Marshall.

THE RISE OF MODERN CONSTITUTIONALISM (1776-1849): Projecto sedeado na Universidade de Kassel e dirigido por Horst Dippel. Disponibiliza links para cerca de 370 constituições publicadas naquele período, em reprodução fac-simile. Os documentos podem ser acedidos por ordem alfabética ou cronológica por ordem alfabética ou cronológica.

SELF-DETERMINATION IN FOCUS: Página de um programa do International Relations Center oferecendo uma extensa bibliografia relativa aos conflitos pela auto-determinação (por região ou autor), links para institutos de investigação e ainda relatórios regionais e perfis de conflitos específicos.

SOCIAL SCIENCE SITES: Portal contendo mais de um milhar de Links para, entre outros, sítios relativos a Democracia, Globalização, Organizações Inter-Governamentais, Organizações Não-Governamentais e Reconciliações e reparações. Editor: Frederick W. Riggs.

THE UNITED NATIONS AND DECOLONIZATION: Sítio dedicado ao tratamento que as questões dos territórios dependentes e da descolonização mereceram da ONU desde 1945. Disponibilização dos principais documentos sobre a matéria (Carta das Nações Unidas, Resoluções da Assembleia Geral, Relatórios do Secretário-Geral).

UNITED NATIONS DOCUMENTATION CENTRE: Centro de documentação de primeira linha da ONU. Disponibiliza o texto integral das resoluções, decisões e outros documentos de trabalho, relatórios e discursos emanados da Assembleia Geral, do Conselho de Segurança, do Conselho Económico e Social e do Tribunal Internacional de Justiça, bem como os relatórios anuais do Secretário-Geral. Na maior parte dos casos os arquivos recuam a 1983. As votações do Conselho de Segurança estão acessíveis desde o início (1946).

UNITED NATIONS HIGH COMMISSIONER FOR HUMAN RIGTHS: Sítio fornecendo uma base documental relativa à legislação internacional sobre direitos humanos e uma base de dados relativa à adopção e implementação dos instrumentos jurídicos internacionais por cada país. Links para os comités, agências e parceiros da ONU na área dos direitos humanos.

UNITED NATIONS HIGH COMMISSIONER FOR REFUGEES: Relatórios dos últimos anos acerca da situação dos refugiados, recém-repatriados e deslocados internos no mundo. Estatísticas e evolução nas últimas duas décadas.

UNIVERSITY OF MINNESOTA HUMAN RIGHTS LIBRARY: Sedeado na Universidade de Minesota este sítio disponibiliza extensa informação sobre a problemática dos direitos humanos. Exibe, nomeadamente, um portal com mais de 4.000 links organizados por tópicos, organismos, documentos e regiões.

UNREPRESENTED NATIONS AND PEOPLES ORGANISATION: Organização dos povos indígenas, nações ocupadas, minorias e territórios independentes que não se encontram representados nos principais fora internacionais, visando a protecção dos seus direitos humanos e culturais.

WEB GENOCIDE DOCUMENTATION CENTRE: Página de um centro de documentação dedicado ao genocídio, crimes de guerra e extermínio em massa, sedeado na University of the West of England. Para além de documentação sobre uma dezena de casos específicos, o sítio disponibiliza recensões críticas a livros destas temáticas, um glossário sobre o Holocausto e links sobre tópicos relacionados. Editor: Stuart D. Stein.

WOMEN IN DEVELOPMENT NETWORK: Sítio dedicado à situação das mulheres no mundo contemporâneo. Estatísticas sobre demografia, saúde, educação, trabalho e participação política por país/ região.

THE WORLD FACTBOOK: Publicação anual preparada pela Central Intelligence Agency para os departamentos do governo norte-americano. Para cada país ou dependência os dados encontram-se estruturados ao longo de duzentos tópicos (Cf. “Notes and Definitions”). Entre eles, o tipo de governo e as disputas internacionais.

WORLDSTATESMEN: Cronologia dos governantes de todos os Estados actualmente existentes no mundo e suas dependências bem como das secessões e rebeliões registadas. Mapas históricos. Colónias e possessões históricas. Bandeiras nacionais. Hinos nacionais (com breve historial e letra na língua original e na inglesa). Organizações internacionais contemporâneas. Igrejas e organizações religiosas mundiais. Extensa lista de links . Editor: Benjamin Cahoon.

THE WWW VIRTUAL LIBRARY: INTERNATIONAL AFFAIRS RESOURCES: Portal sedeado no Elizabethtown College (EUA) consagrado ao estudo das relações internacionais. Revelam-se particularmente úteis os links para Revistas de Relações Internacionais, bem como Portais de artigos on-line (International Relations Journals and Magazines), para Organizações dedicadas à prevenção e resolução de conflitos intra e internacionais (Peace, Conflict Resolution, and International Security) e para Sítios e Portais relativos ao estudo da Globalização (Global and Cross-Cultural Issues). Editor: Wayne A. Selcher.

Topo | Outros Links

 

  ::: © 2004 :::: MENEN :::