Economia, Sociedade e Globalização
Demografia e População – Desenvolvimento - Educação – Globalização – Indicadores macro-económicos – Migrações – Mulheres – Saúde
Esta página fornece um conjunto de hiperligações, devidamente comentadas, para sítios relacionados com as matérias acima indicadas.
O principal critério a decidir da selecção dos sítios foi o da sua utilidade para a pesquisa traduzida na existência de bases de dados de acesso livre, de artigos científicos, relatórios, questionários ou outros documentos, de bibliografias e de links temáticos. A inclusão destes sítios não significa necessariamente acordo com os pontos de vista emitidos, as tipologias ou as classificações propostas. A sua qualidade é heterogénea, oscilando entre média e excelente. Para qualquer comentário ou adição contactar o Editor.
Outros Links
Autor : CARLOS MAURÍCIO
Última actualização : DEZEMBRO, 2005
AFROBAROMETER: Sedeado no Department of Political Science da Universidade do Estado de Michigan, este sítio disponibiliza os resultados dos inquéritos à opinião pública conduzidos em 15 países da África Sub-Sariana. Os questionários abrangem as condições de vida e as atitudes face ao mercado, entre outros tópicos.
THE CENTRE FOR THE STUDY OF GLOBAL GOVERNANCE: Centro localizado na London School of Economics. Disponibiliza on-line os anuários Global Civil Society , que iniciaram a sua publicação em 2001.
EUROSTAT: Sítio da Comissão Europeia disponibilizando a mais completa base de dados (demográficos, sociais e económicos) para os 25 Estados membro da União Europeia.
GLOBALISATION AND SOCIAL EXCLUSION UNIT: Sítio de um centro localizado na Universidade de Liverpool e consagrado ao estudo e à informação sobre os impactos sociais da globalização. Projectos, publicações e lista de links abarcando desde centros de investigação a ONG's e a redes de activistas.
HISTORICAL ATLAS OF THE TWENTIETH CENTURY: Distribuição mundial dos sistemas de governo, regimes políticos, guerras e genocídios, tendências sócio-económicas e demográficas ao longo do século XX. Editor: Matthew White.
HUMAN DEVELOPMENT REPORTS: Acesso on-line aos Relatórios do Desenvolvimento Humano publicados anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Download do texto de todos os Relatórios Globais, desde 1990, e dos Indicadores do Desenvolvimento Humano, desde 1999.
Acesso aos Relatórios do Desenvolvimento Humano Nacionais publicados desde 1990: http://hdr.undp.org/reports/view_reports.cfm?type=3
HUMAN RIGHTS NETWORK INTERNATIONAL: Colecção de declarações, convenções e instrumentos jurídicos internacionais, artigos on-line, bibliografias , relatórios, entidades e links relativos a direitos humanos. Entre as suas áreas figuram os Direitos dos Trabalhadores Migrantes e os Direitos das Mulheres. Editor: Ludovic Hennebel.
THE INSTITUTE FOR RESEARCH ON WORLD-SYSTEMS: Localizado na Universidade da Califórnia em Riverside este centro coordena investigação sobre mudança social na longa duração e em larga escala. Links para centros de investigação sobre sistemas mundiais e globalização. Disponibiliza on-line os artigos do Journal of World-Systems Research .
INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION: THE BUREAU OF STATISTICS: Acesso on-line às bases de dados desta organização relativas à população economicamente activa por país (a partir de 1945, mas com maior cobertura nas últimas três décadas). Temas: emprego, horários laborais, salários, custos do trabalho, sindicatos, greves e lockouts, segurança social e trabalho infantil.
INTERNATIONAL LABOUR MIGRATION DATABASE: Base da ILO permitindo a pesquisa por país, por assunto, ou por ano (desde 1986) dos fluxos internacionais de migrantes.
INTER-PARLIAMENTARY UNION: Sítio da União Inter-Parlamentar, fundada em 1889, onde estão associados quase todos os parlamentos do mundo. Entre outros assuntos, disponibiliza bases de dados sobre a participação das mulheres na política.
LATINOBARÓMETRO: Sítio da Corporación Latinobarómetro, sedeada em Santiago do Chile, que divulga os relatórios anuais resultantes dos inquéritos realizados, desde 1995, à opinião pública em 18 países latino-americanos. Entre outros assuntos, estes inquéritos versam sobre Economia, Integração e Comércio Internacional e Políticas Sociais e Repartição da Riqueza. Directora Executiva: Marta Lagos.
LEAGUE OF NATIONS STATISTICAL AND DISARMAMENT DOCUMENTS: Colecção digital da biblioteca da Universidade do Noroeste (Illinois) disponibilizando o Anuário Estatístico da Sociedade das Nações (1926 – 1942/4). Links para outras bibliotecas com fundos da SDN e outras colecções de documentos digitalizados.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT: Acesso on-line às estatísticas dos Estados membros da OCDE. Por país, ou por tópico, podem ser consultados dados relativos a: economia, finanças, população, desenvolvimento humano, ciência e tecnologia, ambiente e recursos energéticos.
THE PEW GLOBAL ATTITUDES PROJECT: Este projecto de sondagens à opinião pública mundial faz parte do Pew Research Center for the People and the Press, situado em Washington D.C. A base da amostra do PGAP varia entre 44 e 50 países, incluindo os mais ricos e os mais populosos. Através deste sítio é possível aceder aos relatórios dos inquéritos às atitudes da população mundial face, entre outros assuntos, à globalização, à modernização e ao papel da mulher na sociedade.
POPULATION STATISTICS: Estatísticas demográficas relativas aos actuais países do mundo, suas divisões administrativas e principais cidades. A lista de estimativas e de censos tem início entre 1700 e 1900, conforme os casos. Editor: Jan Lahmeyer.
SOCIAL SCIENCE SITES: Portal contendo mais de um milhar de Links para, entre outros, sítios relativos a Globalização, Mulheres e Feminismo e Organizações Inter-Governamentais. Editor: Frederick W. Riggs.
TRANSPARENCY INTERNATIONAL: Sítio de uma ONG, sedeada em Berlim, vocacionada para o combate à corrupção e ao suborno. Esta organização é responsável pela edição anual, desde 1995, do Corruption Perceptions Index que avalia as percepções de corrupção entre os funcionários do Estado e judiciais e os políticos, em grande parte dos países do mundo. Acesso on-line ao CPI, bem como aos Relatórios e Barómetros anuais sobre a Corrupção no Mundo. Para além da língua inglesa os conteúdos são muitas vezes disponibilizados noutras línguas (num total de 8).
UNESCO. INSTITUTE FOR STATISTICS: Base de dados da responsabilidade da UNESCO disponibilizando, por país, indicadores no domínio da educação, da investigação científica e tecnológica e da cultura e comunicação.
UNITED NATIONS.
DEPARTMENT OF ECONOMIC AND SOCIAL AFFAIRS – POPULATION DIVISION: Acesso on-line às publicações mais recentes da Divisão de População do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais relativas a migrações, políticas nacionais da população, legislações nacionais sobre o aborto e taxas de urbanização. No «Data Online» podem ser realizadas pesquisas cruzando variáveis demográficas específicas por países ou regiões.
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT: Acesso on-line aos relatórios, papers, documentos estratégicos e estatísticas produzidos por este corpo especializado da ONU, o primeiro a dedicar-se aos problemas do Terceiro Mundo. Principais programas da CNUCED: Globalização e Desenvolvimento, Comércio Internacional, Investimento e Desenvolvimento Tecnológico, Países Menos Desenvolvidos e Desenvolvimento em África. Particularmente importantes revelam-se a Biblioteca Digital e as Bases de Dados Estatísticas.
WOMEN AND GENDER STUDIES WEB SITES: Sítio da responsabilidade da Secção de Estudos sobre a Mulher da Association of College and Research Libraries. Fornece um vasto conjunto de informações sobre Literatura e Arte, Política, Educação, História, Lesbianismo, etc… Editora: Jennifer Weintraub.
WOMEN IN DEVELOPMENT NETWORK: Sítio dedicado à situação das mulheres no mundo contemporâneo. Estatísticas sobre demografia, saúde, educação, trabalho e participação política por país/ região.
WORLD BANK: DATA AND STATISTICS: Indicadores macro-económicos e sociais retirados do World Development Indicators e relativos a mais de duas centenas de unidades económicas em todo o mundo. Pesquisa por país ou por agrupamento de países. Classificação anual do Banco Mundial das economias nacionais por grupo de rendimento e por grau de endividamento.
WORLD BANK: LIVING STANDARDS MEASUREMENT STUDY: Sítio do Banco Mundial disponibilizando on-line os resultados da pesquisa sobre os padrões de vida dos agregados domésticos nos países em desenvolvimento. Acesso aos questionários realizados em cada país e aos dados.
WORLD BANK: A NEW DATA SET MEASURING INCOME INEQUALITY: Acesso à base de dados, organizada por Klaus Deininger e Lynn Squire, coligindo os dados relativos à desigualdade de rendimento em 138 países (Coeficiente de Gini). As observações situam-se entre 1890 e 1996.
THE WORLD FACTBOOK: Publicação anual preparada pela Central Intelligence Agency para os departamentos do governo norte-americano. Para cada país ou dependência os dados encontram-se estruturados ao longo de duzentos tópicos (Cf. “Notes and Definitions”). Entre eles, indicadores macro-económicos e sociais.
WORLD INCOME INEQUALITY DATABASE: Base de dados construída pelo World Institute for Development Economics Research, da Universidade das Nações Unidas (Helsínquia), coligindo os dados relativos à desigualdade de rendimento em 151 países (Coeficiente de Gini). Colige informações desde o final do séc. XIX, mas sobretudo
a partir de 1960. Versão 2.0a (Junho de 2005).
WORLD TRADE ORGANIZATION: Sítio da Organização Mundial do Comércio, organização inter-governamental que congrega cerca de 150 membros. Para além do acesso ao World Trade Report e às Estatísticas do Comércio Internacional (desde 1998), o sítio disponibiliza extensa informação relativa a Acordos, Litígios, Temas relacionados com o Comércio Internacional, Políticas Mundiais e Agenda de Doha.
THE WWW VIRTUAL LIBRARY: INTERNATIONAL AFFAIRS RESOURCES: Portal sedeado no Elizabethtown College (EUA) consagrado ao estudo das relações internacionais. Revelam-se particularmente úteis os links para Sítios e Portais relativos ao estudo da Globalização (Global and Cross-Cultural Issues). Editor: Wayne A. Selcher.
THE WWW VIRTUAL LIBRARY ON MIGRATION AND ETHNIC RELATIONS: Portal sedeado no European Research Centre on Migration and Ethnic Relations, da Universidade de Utrecht, contendo uma extensa lista de links para sítios vocacionados para o tratamento da imigração ou relacionados com o seu estudo.
Topo | Outros Links